quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um comentário:

  1. A Sony Computer Entertainment registrou a patente de uma tecnologia que bloqueia o uso de jogos usados em seus consoles.

    A patente descreve um sistema NFC - similar ao utilizado nos jogos "Skylanders" e no controle do Wii U - capaz de associar cópias individuais dos games com informações sobre onde foram usados anteriormente, em quais consoles e por quais perfis de jogador.

    O sistema confere esses dados antes do jogo começar, podendo assim, bloquear o uso de títulos adquiridos de segunda mão, seja em jogos emprestados ou trocados com amigos ou games usados comprados em lojas.



    LEIA MAIS
    PlayStation 4, Xbox 720? Veja tudo o que sabemos sobre os consoles da nova geração
    Líder da divisão PlayStation é contra o bloqueio aos jogos usados

    Essa patente bate com os rumores sobre o sucessor do PlayStation 3 possuir esse tipo de bloqueio aos games usados.

    Medida contra mercado de usados

    A descrição da patente diz que "o sistema de processamento eletronico restringe de forma confiável o mercado de jogos de segunda mão".

    "Como resultado, o comércio de jogos usados será suprimido, o que por sua vez reforçará o retorno de parte do lucro das vendas de volta para os desenvolvedores", diz o documento.

    O sistema não funciona apenas com games, mas também com outras mídias: "Na descrição é utilizado um jogo como conteúdo eletrônico, mas o sistema pode ser aplicado de forma similar em vários tipos de conteúdo, como aplicativos de trabalho, imagens e conteúdo musical", explica a patente da Sony.

    Vale observar que a patente não significa que a Sony vá utilizar a tecnologia. Jack Tretton, CEO da Sony Computer Entertainment da América, afirmou no passado ser contra a idéia de bloqueio aos jogos usados, segundo uma conversa citada pelo analista de mercado Michael Pachter.

    Pachter diz que Tretton enxerga de maneira positiva a aquisição de jogos usados pelos consumidores e que bloquear esse conteúdo seria uma ação "anti-consumidor". Essa porém, é a opinião pessoal de Tretton e a Sony Japan é quem tomará a decisão final.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog