sábado, 15 de setembro de 2012

Um futuro tridimensional para o Xbox? Imagine jogar Gears of War e ser capaz de ver um inimigo se aproximando na sua visão periférica

Patente Microsoft
Patente Microsoft
Não é exatamente um Holodeck, mas não está muito longe. Uma patente registrada em março pela Microsoft descreve uma tecnologia de exibição avançada que expande o ambiente de jogo de dentro da televisão para todas as quatro paredes de um cômodo.
Imagine jogar Call of Duty ou Gears of War e ser capaz de ver um inimigo se aproximando na sua visão periférica. Que tal ser capaz de olhar para trás para ver o quão perto os seus adversários estão em um jogo de corrida? A patente da Microsoft, chamada “Immersive Display Experience”, quer fazer isso virar realidade.
A patente, descoberta pelo site Patently Apple, revela uma tecnologia que é muito mais avançada do que simplesmente projetar uma imagem pela sala toda.
A tecnologia gira em torno de um dispositivo chamado Environmental Display, um projetor RGB que lida com a tarefa de ampliar a tela para além da televisão, envolvendo o quarto ou sala do jogador nos gráficos. Uma câmara de profundidade, integrada no acessório, pode ser utilizada para ajudar a mapear o ambiente do usuário, e a imagem seria corrigida para compensar móveis e outros objectos – em vez de ver uma cadeira coberta em luz, a imagem projetada seria ajustada de forma a ajudar a misturar o móvel no ambiente do jogo.
Interessante, não?
Enquanto isso, o Kinect poderia ser usado para acompanhar os movimentos da pessoa. Os olhos do jogador poderiam ser monitorados para que áreas projetadas entrassem e saíssem de foco, dependendo de onde o usuário estiver olhando. O Kinect também poderia ser usado para determinar onde o jogador está na sala, para que o projetor evite jogar luz na sua cara.
A patente diz até mesmo que o jogador seria capaz de desfrutar de uma experiência 3D verdadeiramente envolvente, utilizando óculos 3D ativos que sincronizam com a televisão e as imagens exibidas no projetor.
É uma tecnologia incrivelmente ambiciosa, que poderia mudar a maneira como as pessoas jogam videogame. Mas nós falamos a mesma coisa do Wii, do Kinect e de tantas outras revoluções que não mudaram a predileção da galera por jogar sentado no sofá com um controle nas mãos.
>> Experiência imersiva na nova patente da Microsoft [US Patent Office, via Patently Apple, em inglês]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog