segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Teste: o futuro da realidade virtual na Tokyo Game Show 2012

Sony

Uma telona para uma pessoa só. É assim que as empresas vendem a maior parte dos “head-mounted displays”, aqueles monitores/capacetes/óculos que fazem você se sentir em um filme futurista com Arnold Schwarzenegger. Você pode até pensar que as únicas possibilidades reais de avanço tecnológico para esse tipo de dispositivo estariam na resolução da tela e no peso, mas não é o caso. Conheça o Prototype-SR (Realidade Substituta), e você vai entender por quê.

Baseado no HMZ, monitor-capacete 3D da Sony, o Prototype-SR mistura vídeo em tempo real com vídeo pré-gravado para criar o que a Sony espera ser uma experiência única no mercado de entretenimento. O Prototype-SR está atualmente em exibição na Tokyo Game Show 2012, e eu tive a chance de testar o aparelho em uma demonstração interativa. Ele é um protótipo, e ainda não há planos para lançá-lo.

A demonstração aconteceu em uma sala totalmente branca com uma cadeira, o protótipo e uma guia. A guia colocou o dispositivo na minha cabeça e começou a demonstração. Ela me pediu para eu olhar para a esquerda e para a direita para mostrar que eu estava vendo uma imagem em tempo real da sala através da câmera na parte frontal do SR. Então, ela me mostrou um trailer do filme Resident Evil: Retribution.Sony
Após o trailer, o SR voltou a me mostrar a sala, e a guia prosseguiu com a demonstração. Nesse momento, as luzes da sala começaram a piscar, e a guia aparentemente passou mal e desmaiou. Apesar de eu saber que essa cena era apenas uma gravação com a guia, e não a pessoa de verdade, eu quase consegui acreditar no que estava vendo. A possibilidade de mover minha cabeça e olhar em volta tornou a coisa toda ainda mais real. A guia então se levantou de novo como uma zumbi e me atacou. Eu pulei de medo. A tela ficou preta e eu mais uma vez retornei para uma transmissão ao vivo da sala, com a guia de verdade.

A sequência pré-gravada da guia zumbi foi filmada com uma câmera de 360 graus, que permite a visualização em 3D de qualquer ângulo e cria uma experiência assustadoramente real. Em outras demonstrações, a guia continuou a mostrar sequências misturadas de imagens ao vivo e pré-gravadas, e todas foram fascinantes (em uma das demonstrações, a guia teve que me dar a mão para mostrar que estava realmente lá) . Misturando imagens ao vivo e pré-gravadas em 3D, toda a sequência era como um jogo em realidade virtual altamente envolvente.

A tecnologia, em si, é apenas para uso promocional, e tem limitações óbvias na sua forma atual. Como as sequências pré-gravadas foram tiradas do ponto de vista de alguém sentado em uma cadeira, ficar em pé pode quebrar o efeito visual. O áudio é outro fator limitante, que só pode realmente ser superado através do uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído. Outra desvantagem é que, apesar de as cenas pré-gravadas poderem ser vistas de ângulos diferentes, porque são pré-gravadas, elas não podem ser exibidas por trás de cenas ao vivo. Por isso, você não pode ver seu próprio corpo em uma dessas gravações. Bem como num shooter das antigas.Sony
Mas mesmo com essas restrições, as possibilidades são surpreendentes. Eu nunca tinha visto nada assim. Houve momentos durante as demonstrações em que eu não conseguia dizer o que era real e o que não era.

Quanto ao protótipo em si, suas telas OLED formam belíssimas imagens, mas o capacete tem as falhas comuns da categoria. Dependendo do formato da cabeça do usuário, pode ser difícil de usar o dispositivo confortavelmente, e muitas pessoas ficaram desorientadas com a configuração de duas telas.

Nós testamos Metal Gear Rising Revengeance em um HMZ comum durante a Tokyo Game Show 2012, e todos da nossa equipe reclamaram de dores de cabeça. Na demonstração do Prototype-RS, no entanto, a da Sony se esforçou bastante para garantir a melhor e mais imersiva experiência possível.

O Prototype-RS é muito mais um protótipo experimental do que qualquer outra coisa. Como mencionado acima, de acordo com um porta-voz da Sony, a finalidade do dispositivo é mostrar o potencial do HMZ e não há planos para comercializar o Prototype-RS.

Ainda assim, o conceito é bastante interessante, e a experiência foi muito divertida. O uso privado de um dispositivo assim seria, obviamente, limitado, mas o protótipo daria uma ótima atração em um parque de diversões. Com zumbis, de preferência.Sony

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog