sábado, 19 de março de 2011

Gaddafi desrespeita cessar-fogo e mata 8 em ataque a Benghazi

Pelo menos oito pessoas morreram e várias ficaram feridas durante o bombardeio produzido neste sábado (19) por forças leais ao líder líbio, Muammar Gaddafi, sobre Benghazi, a segunda maior cidade do país e reduto dos rebeldes, informou a emissora Al Jazeera.

As forças fiéis ao líder líbio desrespeitaram o cessar-fogo anunciado na sexta-feira (18) e atacaram vários pontos da cidade de Benghazi, o principal reduto dos rebeldes. Segundo a Al Jazeera, um helicóptero de combate foi derrubado e que as tropas de Gaddafi vieram por terra e pelo ar.

Os representantes dos Estados Unidos, de países da Europa e integrantes da Liga Árabe discutem no sábado em Paris, na França, os detalhes da intervenção armada na Líbia. O desrespeito ao cessa-fogo, que já havia ocorrido na sexta com ataques a Misrata, pode acelerar as decisões.

O chanceler (ministro das Relações Exteriores) francês, Allain Juppé, disse que o ataque pode começar a qualquer hora.

O encontro vai reunir a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e líderes árabes.

Eles vão discutir como implementar a zona de exclusão aérea, aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (17), a criação de uma zona de exclusão aérea. A resolução autoriza o ataque de forças ocidentais ao regime de Muammar Gaddafi, no poder há quatro décadas.

Estados Unidos, França e Reino Unido já deram um ultimato ao regime, para que pare de atacar cidades controladas por rebeldes, que tentam derrubá-lo após quatro décadas no poder.

Gaddafi perde batalha para rebeldes

O Exército de Muammar Gaddafi lutou em vão na sexta-feira para capturar Misrata das mãos dos rebeldes, e bombardeou a cidade noite adentro, ignorando o cessar-fogo que havia sido declarado pelo governo, segundo um morador da cidade.

Os ataques começaram logo no início da manhã e perduraram até o anoitecer, disse o morador, chamado Mohammad. Ele relatou que, durante a tarde, batalhões leais a Gaddafi, apoiados por cerca de 40 tanques, enfrentaram os rebeldes, mas acabaram se retirando.

- Eles foram atacados pelos rebeldes. Conseguimos destruir 11 veículos deles, incluindo um par de tanques. Pegamos um tanque deles e cinco caminhonetes. A batalha durou cerca de quatro ou cinco horas, até que eles partiram.

Médicos da cidade disseram que houve um bombardeio indiscriminado e que pelo menos 38 pessoas morreram devido aos combates.

Regime líbio convoca observadores internacionais

O vice-ministro das Relações Exteriores da Líbia, Khaled Kaim, convidou, nesta sexta-feira (18), observadores internacionais a monitorar o cessar-fogo anunciado pelo governo da Líbia, após a ONU ter autorizado ataques ao país para proteger civis.

Kaim convidou Alemanha, China, Malta e Turquia para enviar observadores para monitorar o cessar-fogo. Líderes da oposição acusaram o regime de violar a suspensão das operações, anunciada unilateralmente pelo regime, o que Kaim negou.

O porta-voz de Gaddafi disse que “a integridade da Força Aérea da Líbia não está em serviço” nos últimos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog