sexta-feira, 1 de abril de 2011

Presidente do Iêmen diz que sacrificará tudo pelo país

Em discurso aberto na capital, Ali Abdullah Saleh sugere que não deixará a Presidência

01.04.2011/AFP

Dezenas de milhares foram às ruas nesta sexta (1º)

em Saana, entre apoiadores e opositores do regime de Saleh

Publicidade

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, fez um discurso durante um gigantesco comício pró-governo na capital Saana nesta sexta-feira (1º), no qual disse que sacrificará tudo pelo país, sugerindo que ele não tem planos de deixar o poder.

- Juro a vocês que sacrificarei meu sangue e minha alma e tudo que for precioso pelo bem desse grande povo.

Semanas de protestos em todo o país levaram o regime de Saleh, no poder há 32 anos, à beira do colapso. Mas os Estados Unidos e a vizinha Arábia Saudita, país rico em petróleo e importante aliado financeiro, estão preocupados sobre quem sucederia o presidente num país que abriga militantes da rede terrorista Al Qaeda.

Manifestações favoráveis e contrárias a Saleh atraíram grande número de pessoas na capital Sanaa até mesmo antes das orações de meio-dia desta sexta.

Esse dia da semana, sagrado no Islã, que tem sido um período crítico para a atração de multidões a movimentos e protestos que já derrubaram os líderes de Tunísia e Egito.

Nesta quarta-feira (30), Saleh fez uma nova oferta aos manifestantes oposicionistas, propondo ficar na Presidência até a realização das eleições, mas transferindo seus poderes para um governo interino.

No entanto, a oposição rejeitou prontamente a oferta, que um porta-voz qualificou como "tentativa de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog