sábado, 7 de setembro de 2013

Xbox One pode ganhar retrocompatibilidade através da nuvem, diz Microsoft

  • Através do sistema Azure, da Microsoft, Xbox One poderá rodar jogos do X360 no futuroAtravés do sistema Azure, da Microsoft, Xbox One poderá rodar jogos do X360 no futuro
O Xbox One pode ganhar suporte aos jogos do Xbox 360 no futuro, através do processamento em nuvem da Microsoft. A informação veio de Albert Penello, diretor de produto do Xbox, em entrevista ao site Gamespot.
Segundo o executivo, através do sistema Azure - nome dos servidores em nuvem da Microsoft - o novo console poderá, um dia, rodar jogos do Xbox 360 e também do Xbox original.
"Essa é uma das coisas que faz com que a nuvem seja ao mesmo tempo interessante e difícil de descrever", comentou o diretor. "É um pouco difícil definir o que a nuvem pode fazer. Quando você diz para um cliente, nós queremos o Xbox conectado, nós queremos que os desenvolvedores saibam que a nuvem está ali".
"Usando nossos servidores na nuvem Azure, algumas vezes fazemos coisas simples simples como processar vozes. Podem ser coisas mais complicadas como oferecer jogos completos como um Gaikai [serviço de nuvem da Sony] e entregar isso na caixa. Nós só temos que descobrir como, com o tempo, quanto que isso custa para entregar, quão boa é a experiência".
Vale observar, Penello não deu uma previsão de quando esse conceito pode se tornar realidade - nem maiores detalhes, como por exemplo, se será preciso possuir o disco original para jogar ou se será necessário comprar o game por download.Retrocompatibilidade
Uma das decisões mais difíceis na hora de comprar um videogame novo é se desfazer ou não do console anterior - e claro, de seus jogos. Enquanto os consoles mais recentes da Nintendo oferecem retrocompatibilidade (você roda jogos de Game Cube no Wii e do Wii no atual Wii U, por exemplo), os novos consoles da Sony e Microsoft deixam a questão para possíveis futuras atualizações através dos serviços de processamento em nuvem Gaikai (Sony) e Azure (Microsoft).
Na geração atual, o Xbox 360 possui suporte para uma lista bem limitada de jogos do Xbox original. Já o primeiro modelo do PlayStation 3 rodava jogos de PlayStation 2, mas a função foi descartada posteriormente para reduzir custos do aparelho. Atualmente, para curtir alguns títulos antigos, só comprando as versões digitais na linha PS2 Classics via PS Store.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog