quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A instalação de jogos no Xbox One é bem demorada

ku-xlarge
Com a chegada dos novos consoles, a gente quis testar o tempo de instalação dos jogos no Xbox One e no PlayStation 4. Para isso, plugamos um PS4 na entrada de TV do Xbox One e assistimos à instalação simultânea, em tempo real, de vários jogos nos dois aparelhos. Como você pode ver no nosso vídeo abaixo, existe uma grande diferença entre os dois.

A instalação dos jogos no HD é obrigatória tanto o Xbox One quanto no PS4 por conta do tamanho dos games e a velocidade relativamente baixa dos drives ópticos. Para acelerar um pouco esse processo, os dois consoles criaram um sistema que permite começar a jogar assim que uma certa quantidade do jogo já estiver instalada. Enquanto você inicia o game, o processo de instalação continua no plano de fundo.

O nosso teste foi feito para ver quanto tempo demoraria para começar a jogar a partir do momento em que você insere o disco na gaveta. Os testes foram feitos com consoles conectados à internet.

Veja no vídeo abaixo a diferença entre o PS4 e o Xbox One:



Nós testamos seis títulos multiplataforma nos dois consoles e todas as vezes o PS4 começou a rodar o jogo em menos de um minuto, enquanto a instalação no Xbox One demorou vários minutos e ainda pediu o download de um update antes de iniciar a instalação. Quando você inclui o tempo de download dos updates para cada jogo do Xbox One, a instalação chega a levar mais de 15 minutos. No PS4, o download dos updates também é feito no plano de fundo.

Lembre-se que este é apenas um teste para ver qual é o tempo de instalação dos jogos. Assim que os games estão completamente instalados, o tempo de carregamento nos dois consoles é praticamente o mesmo.

A instalação nos consoles funciona da seguinte maneira: você coloca um disco no drive, uma barra de progresso aparece e, em algum ponto da instalação, você recebe um aviso de que o jogo já pode ser iniciado enquanto a instalação continua no plano de fundo.

No PS4, você vai ver a barra de progresso que acaba quando o jogo já pode ser iniciado, e se há algum download de update necessário, é possível fazer isso no plano de fundo enquanto você joga.

No Xbox One, você insere o disco e vê a barra de progresso da instalação completa e, quando o necessário para iniciar o jogo já tiver sido instalado, um alerta aparece na tela. A única diferença é que a instalação do update deve ser feita antes do início da instalação do jogo.

Mas eixste uma outra grande diferença. Os dois consoles avisam quando o jogo já pode ser iniciado, mesmo quando algumas partes ainda não foram instaladas. Em Battlefield 4 e Assasin’s Creed IV, por exemplo, não era possível jogar no modo multiplayer, por exemplo. Mas parece, no entanto, que o Xbox One permite iniciar o jogo antes mesmo de alguns conteúdos singleplayer estarem disponíveis. Eu testei iso com Madden 25. Quando o jogo estava “pronto para começar”, a maioria dos modos como “Connected Franchise” ou “Practice” estavam bloqueadas até o encerramento da instalação compelta. Após a instalação do mesmo jogo no PS4, no entanto, esses modos estavam disponíveis logo no começo, após 38 segundos de instalação.

Como todos os jogos que testamos exigiam um update, nós computamos o tempo de download na nossa avaliação. No PS4, a atualização rolava no background e isso não afetou a instalação dos jogos, enquanto no Xbox One a instalação só começava após o fim do download.

Os testes foram feitos em um Xbox One conectado via Wi-Fi numa velocidade de 9-11Mbps de download. Nós também fizemos um teste com a instalação de Assasin’s Creed IV em um console conectado em uma internet mais rápida para ver como isso afetaria o download da atuaização de 500 MB. E também testamos a instalação em dois consoles que estavam offline.

Quanto tempo leva para começar a jogar


Assassin’s Creed IV:
Xbox One (offline, sem update): 5 minutos 50 segundos
Xbox One (com update, conexão rápida): 7 minutos 2 segundos
Xbox One (com update, conexão de 10Mbps): 10 minutos 32 segundos
PS4: 42 segundos

Todos os jogos abaixo foram testados com o Wi-Fi do nosso escritório, que tem velocidade de download de cerca de 11Mbps. A sua instalação no Xbox One pode ser mais rápida se a sua internet for melhor. Veja abaixo os resultados:

Need For Speed Rivals:
XBO: 09:25 (com update)
PS4: 00:32P

Just Dance 2014:
XBO: 08:48 (com update)
PS4: 00:45P

NBA Live 14:
XBO: 16:26 (com update)
PS4: 00:35P

FIFA 14:
XBO: 16:06 (com update)
PS4: 00:34P

Madden 25:
XBO: 9:38 (com update)
PS4: 00:38P

Você já tem um Xbox One ou um PS4? Faça um teste de velocidade e deixe seus resultados nos comentários! Inclua no comentário a velocidade de sua internet e qualquer outra informação que achar relevante, além de dizer qual o parâmetro usado para calcular o tempo (até o começo do jogo ou até o fim da instalação completa?).

[Nota da edição: nós fizemos o teste e registramos os tempos de instalação com os consoles conectados normalmente na TV. Mesmo que a ligação direta que fizemos entre o PS4 e o Xbox One teoricamente não afeta a velocidade de instalação, isso só foi feito para a gravação do vídeo.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog