sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um resumão de tudo o que sabemos sobre o próximo console da Microsoft

Tudo o que sabemos sobre o novo Xbox
Produtores poderão adicionar novas conquistas para seus jogos sem a necessidade de conteúdos adicionais

Dia 21 de maio. Essa é a data escolhida pela Microsoft para acabar com as especulações e boatos que estavam rolando desde então sobre o sucessor do Xbox 360. Finalmente, alguma coisa palpável será revelada. Ou, pelo menos, mencionada. De uma forma ou de outra, é oficial.
Ainda mais do que ter visto o PlayStation 4 sendo anunciado no começo do ano, será um grande alívio ver o novo console de Microsoft. Quem acompanha o mercado de games sabe que muita coisa já foi discutida sobre o novo sistema – mais do que qualquer outra plataforma já anunciada.
Na verdade, parece até que sabemos demais sobre o novo Xbox. Anos de rumores e vazamentos alimentaram um panorama gigantesco que estava em constante mudança, tentando sempre identificar as novidades e a potência do console. Tivemos tantas informações sendo jogadas aqui e acolá, que acabamos tendo em mãos um apanhado de descrições que, ainda mais incrivelmente, eram veementemente negadas pela Microsoft.
Antes que a revelação final aconteça, resolvemos que era hora de juntar tudo o que sabemos – ou que achamos que sabemos – sobre o novo Xbox. Para facilitar a vida de todo mundo, dividimos os rumores em três categorias: aqueles confirmados por fontes próximas ao desenvolvimento do hardware (reportados pelo Kotaku ou outros grandes sites); aqueles boatos um tanto suspeitos; e aqueles que são pura e simplesmente especulação.
É importante lembrar que grande parte do que você vai ler abaixo veio diretamente da documentação interna de desenvolvimento do console, descolada pelo famoso (e agora preso) SuperDaE.

Do que temos quase certeza

  • Vamos usar muito o Kinect, queira você ou não. A segunda (e muito melhorada) versão da câmera do Kinect não apenas virá junto com cada novo Xbox, mas será sempre conectada e calibrada para o sistema funcionar, o que sugere um nível profundo de integração entre o sensor e a interface do console.
  • Em controle que está ganhando, não se mexe. O novo controle do próximo Xbox é descrito como “uma evolução natural” do que temos agora. Apenas algumas revisões, nenhuma grande transformação. Além disso, infelizmente, o controle do Xbox 360 não deve funcionar no seu sucessor. Mal aí.
  • Um motor potente. O próximo Xbox deve vir com um hardware especial, incluindo um CPU 64-bit de oito núcleos, que roda a 1.6ghz, um processador gráfico para DirectX 11.x de 800mhz e, integrado aos dois, vários “blocos de hardware customizados” que devem cuidar de tarefas individuais – tudo para aliviar o CPU principal. Também temos uma memória DDR3 de 8GB (pelo menos é o que deve constar dentro dos kits de desenvolvimento), um disco rígido de 500GB e Wi-Fi embutido. Ah, sim! Reza a lenda que também virá com leitor de Blu-Ray.
  • Aquele seu amigo verde. O tal App do Xbox, já disponível para a nova geração para iOS, Android e Windows Phone, será melhorado, dando as mesmas capacidades que o GamePad do Wii U tem para o seu telefone ou tablet.
  • Multi-tarefas está a caminho. Assim como o PS4, o próximo Xbox poderá trocar entre “programas”, além de poder pausar o jogo da mesma forma que o seu telefone faz hoje em dia – congelando o exato momento em que você parou. Diga adeus ao tradicional sistema de salvamento.
  • Instalação instantânea. Você não precisará instalar seus jogos no sucessor do Xbox. O próprio sistema deve fazer isso automaticamente enquanto você joga.
  • Dominando a sua TV. Além de uma saída HMDI, parece que o novo Xbox também tem uma entrada do mesmo padrão. Isso significa que transformará o seu console em um grande controlador da sua TV. Para quem já usas as funcionalidades extra-game do Xbox 360, isso deve cair como uma luva.
  • Foi bom enquanto durou, Durango. O nome Durango até que era bonitinho, mas o apelido de desenvolvimento do novo Xbox deve sumir da divulgação oficial do console assim que for apresentado no próximo dia 21 de maio. Só então saberemos o nome de verdade da plataforma.
  • Deve sair ainda em 2013. Assim como o PS4, acredita-se que o sucessor do Xbox deve sair a tempo de aproveitar o embalo das vendas de final de ano. Pelo menos nos EUA, é claro.

Do que não temos certeza

  • A temida conexão obrigatória. Esse rumor é um pouco estranho. Muitas fontes associadas ao projeto confirmaram a necessidade de uma conexão constante com a internet para os jogos poderem rodar. Outros afirmam que esse não será o caso. Alguns dizem que essa obrigatoriedade só vale para os serviços de entretenimento e TV digital do console (como é o caso do Xbox 360 hoje em dia). Mas tudo isso ainda está muito confuso.
  • Jogos usados estão proibidos. Talvez sim, talvez não. Apesar de tanto o Kotaku US quanto a Edge terem ouvido de fontes anônimas que o próximo Xbox não rodará jogos usados – pelo menos até que se compre uma espécie de “licença online” para liberar o uso do game –, ainda não temos certeza que essa função realmente existirá. Talvez a Microsoft tenha mudado de ideia depois de ter recebido uma saraivada de reclamações quando esses boatos surgiram por aí.
  • O chat do Xbox já era. Uma notícia interessante reportada pelo site CVG diz que os serviços de chat do console seriam integrados ao Skype, que a Microsoft comprou em 2011. De certa forma isso é uma boa notícia, já que permitirá que você se comunique com outras pessoas via voz e vídeo sem precisar sair do seu jogo.
  • Jogos! Muitos jogos! Obviamente nenhum jogo foi anunciado ainda para o novo Xbox. Mas não podemos esquecer que muitos desenvolvedores já desenrolaram a língua dizendo que estão focando “na próxima geração” (sem especificar nada), ou ainda que alguns games já estão sendo anunciados para o Xbox 360, PS3 e “novas plataformas que serão anunciadas no futuro”. Algo me diz que “futuro” não quer dizer 2145, quando os robôs já tiverem dominado o mundo e andaremos por aí com carros voadores. Alguns desses jogos: Assassin’s Creed IV, The Witcher 3, Watch Dogs e FIFA 14.

Do que não temos a mínima ideia

  • A carinha do console. A Microsoft cobriu seus passos o melhor que pôde até agora, o que significa que não temos ideia do design do console (ou mesmo do controle). Os kits de desenvolvimento que apareceram até agora vêm camuflados em caixas e acabamentos específicos, o que ajudaria a identificar o culpado caso surja algum vazamento da aparência do próximo Xbox até a data do seu anúncio. É uma estratégia genial: cada protótipo tem um design diferente e nenhum deles se parece com o design final.
  • Xbox Live 2.0? Conquistas? Dashboard? Grande parte do que sabemos sobre o console até agora tem a ver com o hardware e suas especificações. Em relação ao Xbox Live, as famosas e desejadas conquistas e a interface do sistema, não sabemos de nada.
Por enquanto, é isso que sabemos. Assim como ocorreu com o PlayStation 4 às vesperas da sua apresentação, alguma coisa ou outra deve vazar antes da revelação oficial da Microsoft no dia 21 de maio. Até lá, ficaremos na dúvida se todos esses rumores de que ouvimos falar nos últimos dois anos se tornarão verdade.

Para o bem da boa discussão na nossa sessão de comentários, vamos todos tentar ser mais objetivos e menos emotivos, ok? Contamos com o bom senso de todos vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog